Testemunho: A poderosa Intercessão de São José!

Por Rodolfo Meneses Brasil
Seminarista da Teologia

Hoje a Igreja celebra a Solenidade de São José, declarado no Concílio Vaticano I, por Pio IX, o Patrono da Igreja Católica Apostólica Romana. São José foi um homem privilegiado por Deus, pois recebeu a bela e divina missão de cuidar, proteger e amar os dois maiores tesouros que Deus colocou nesse mundo, o próprio filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe e da Igreja, Maria Santíssima.jose

São José é considerado o guardião do Redentor e Salvador, por isso, Deus lhe concedeu Graças especiais para essa paternidade, sendo o Pai da Sagrada Família. São José participa de maneira singular da história da Salvação, sendo o Pai (não biológico, mas adotivo) na educação e desempenho de uma missão espiritual na vida de Jesus Cristo.

De maneira particular, São José sempre deixou marcas na minha vida e caminhada vocacional. A começar por meu pai que herda o nome do Glorioso São José. A paróquia onde pela primeira vez experimentei o Amor de Deus na Eucaristia é dedicada à São José. O Excelentíssimo Bispo da nossa Diocese de Santo Amaro também chama-se José. No final do ano de 2014 meu pai, José, foi diagnosticado com um câncer na próstata, depois de um período de tratamento e na semana que a Igreja celebrava a Solenidade de São José em 2015, no período que dedicava uma novena com a intenção da cura dele, após um exame, diagnosticou-se que o câncer havia diminuído, não necessitando de intervenção cirúrgica. Uma Graça alcançada através da providência infalível de São José, nessa mesma semana minha mãe acabara de ser contemplada com uma imagem de São José. Sim, o mesmo amor, disponibilidade e proteção que ele ofereceu a Jesus Cristo e a Virgem Maria, ele dispensa a mim e a minha família. Minha vocação deve-se muito a São José, em 2013 na missa em honra á São José no Seminário Maria Mater Ecclesiae, foi que ouvi pela primeira vez a voz de Deus e seu chamado a me entregar, ofertar e dedicar minha vida por inteiro a Nosso Senhor Jesus, assim como São José!

São José é o protetor de todas as vocações. Deus confiou o grande e maior modelo das vocações, Jesus Cristo, aos cuidados de São José, sendo assim, devemos recorrer à sua proteção e cuidados. O Glorioso São José é considerado também um modelo de todas as vocações, sua Santidade é única e abrange a todas as vocações. É um modelo de pai de família, pois foi justo, humilde, dedicado e trabalhou para ofertar o pouco que tinha à sua família. É um modelo para os religiosos de vida contemplativa, pois ele viveu para contemplar a face de Cristo e ofereceu-se todo para Deus. É um modelo de pobreza, castidade e obediência. Pobreza, pois não tinha bens, o pouco que tinha ofertava e oferecia à sua família. É um modelo de castidade, pois se preservou; respeitou e amou Maria conforme os planos de Deus; foi íntegro em sua vocação e entendeu a grandeza da maternidade de Maria após a mensagem do Anjo do Senhor em um sonho dizendo-lhe “José, filho de Davi, não tenhais medo de receber Maria como tua esposa…”; e modelo de obediência, pois aceitou os planos de Deus em sua vida e cumpriu com amor, fidelidade e mesmo em meio as dificuldades e incompreensões, perseverou no silêncio de sua santidade.

São José é sim um grande modelo de santidade, doação e amor, que todos nós somos chamados a vivenciar e testemunhar, seja no matrimônio, na família, no trabalho e lugares que frequentamos. Entender a vida de São José é dizer à humanidade que somos criados para fazer a vontade de Deus, e capazes disso se nos esforçarmos. Doar-se ao outro e chegar ao fim último, amando a Deus sobre todas as coisas, e um dia, contemplar a Sua Face gloriosa!

São José, valei-nos!

One thought on “Testemunho: A poderosa Intercessão de São José!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *