Semana de Retiro Espiritual do Seminário Diocesano

Nesta semana, os seminaristas diocesanos – propedeutas, filósofos e teólogos – estiveram em retiro, realizado no Centro de Espiritualidade Rita Amada de Jesus (CERAJ), cujo pregador foi o Reverendíssimo Padre Emilio Rossi, IVE aplicando o método inaciano dos Exercícios Espirituais.

O retiro teve início na tarde de segunda-feira (29/01), com a Celebração da Santa Missa, e encerrou-se na sexta-feira (02/02), também com a Celebração Eucarística. Acompanhou-lhes, além do Pe. Emilio, o Pe. Carlos Manoel (diretor espiritual da casa de filosofia e propedêutico), e todos juntos puderam viver momentos intensos de oração e meditação. Durante toda a semana foram aproximadamente 18 pregações, missa e adoração diárias, além da récita comunitária do Ofício Divino (Liturgia das Horas) e o profundo silêncio, característica essencial dos Exercícios Espirituais.

Também Dom José esteve presente no retiro para a celebração da Santa Missa na tarde do dia 01. Em sua homilia refletiu o Evangelho do dia (Mc 6, 7-13), e falou do chamado e do envio que Jesus faz hoje a cada um de nós e, particularmente, aos seminaristas que se preparam para o sacerdócio. “Jesus dá o poder, porque está chamando a uma batalha contra os espíritos impuros, que é tudo aquilo que causa ou tristeza ou uma alegria efêmera, e os instrumentos para esta batalha é nada: ‘não leveis nada’, porque se tivesse duas túnicas e visse alguém sem túnica, teria a obrigação de dar a sua que está sobrando, mas Jesus não quer que demos nada, Ele quer que demos o nosso coração, que demos a nossa vida. Ele nos envia para que, com a nossa vida, vamos a pregar a conversão”.

Rezemos por todos os jovens que sentem o chamado de Nosso Senhor ao Sacerdócio, e que Nossa Senhora das Vocações interceda por nós.

 Lucas Alves de Almeida, Seminarista da Teologia.


Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *