No último sábado (22), os seminaristas diocesanos de Santo Amaro estiveram presentes no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida participando da Peregrinação Estadual dos Seminaristas, promovida pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), por ocasião do Ano Mariano que celebra o Tricentenário das Aparições da Imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida.
O Encontro teve três grandes momentos: iniciou-se com uma concentração na Tribuna Bento XVI, onde mais de 700 seminaristas e padres formadores foram acolhidos por Dom Paulo Beloto, bispo de Franca e Referencial da OSIB no Regional Sul 1 (que abrange o estado de São Paulo), e pelo Padre Leandro dos Santos, presidente da OSIB. Após as suas palavras, uma procissão se fez para adentrar o Santuário, onde todos meditaram o Santo Terço.
O segundo momento, ápice do encontro, foi a Santa Missa, presidida por Dom Jaime Pedro Kohl, bispo diocesano de Osório (RS). Concelebraram Dom Paulo Beloto, Dom Moacir Silva, Dom Pedro Luiz Stringhini, e vários outros sacerdotes presentes, dentre eles, representando a reitoria dos nossos seminários, o Rev. Padre Elvis Fernandes, reitor do Propedêutico e do Seminário de Filosofia da nossa diocese. As diaconias da celebração foram feitas pelos Diáconos Gabriel Pawlik, prefeito de disciplina do seminário teológico e Thiago Zilesg, prefeito de disciplina do seminário filosófico e propedêutico.
Encerrando com chave de ouro, num encontro na Capela São José, Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, fez uma belíssima reflexão sobre Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida e sua mensagem aos futuros padres da Santa Igreja. Ainda, antes de findar o grande encontro, todos se consagraram à Santíssima Virgem ela que é a Mãe e Rainha das vocações. Que cada um desses seminaristas seja gerado no ventre puríssimo de Maria, e que Ela os ajude a serem santos sacerdotes para a Igreja de Cristo, assim como diz a oração a Santo Amaro, nosso padroeiro: possam ser firmes nos caminhos do Cristo pobre, humilde e obediente, e seguir a sua vocação com fidelidade, e chegar à perfeição cristã.
Lucas Alves, Seminarista da Teologia