Jovens Ingressam no Propedêutico na Diocese de Santo Amaro!

No início deste ano (2017), o seminário da Diocese de Santo Amaro, Abade, teve a alegria de – atendendo aos pedidos da Santa Mãe Igreja, em atenção as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros no Brasil, em comunhão com a CNBB – iniciar o Propedêutico. Que é, depois dos encontros vocacionais, a primeira etapa do processo formativo dos aspirantes ao sacerdócio.
“Propedêutico”, é uma palavra de origem grega (Própaideutikós), que significa introduzir. (Pro = antes; Paideu = ensinar). Refere-se àquilo que é preambular, que serve de introdução, que prepara ao ensino.
A Igreja viu a necessidade de um período especial destinado a suprir as lacunas de ordem espiritual, cultural e humana, muitas vezes presentes nos jovens quando entram no seminário maior. Este período é o propedêutico. Foi inserido na formação dos seminaristas, a partir do pedido expresso na Exortação apostólica pós-sinodal Pastores Dabo Vobis (Para saber mais, clique aqui).
Na Diocese de Santo Amaro, a formação dos seminaristas conta, atualmente, com 2 cursos: Filosofia (2 anos) e Teologia (4 anos). Antes desses cursos, o Propedêutico com matérias como Português, Introdução à Filosofia, Liturgia, Espiritualidade, Inglês, entre outras, no período de um ano.
São oito os jovens que sentem o chamado ao sacerdócio e que no início deste ano ingressaram no Seminário Diocesano como Seminaristas Propedêutas, compondo a primeira turma de Propedêutas na história da Diocese de Santo Amaro, Abade.
Como família de Cristo, unamo-nos em oração a esses jovens e a todos aqueles que sentem o chamado à vida consagrada pelo sacramento da Ordem.
“Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe.” Mt 9, 38

 Lucas Alves de Almeida, Seminarista da Teologia.

20170127_125644

Seminaristas do Propedêutico da Diocese de Santo Amaro!


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/fv/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *