Doutor Matthias Grenzer palestra sobre os Salmos aos seminaristas diocesanos

Pós-Doutor em Sagradas Escrituras, o professor Matthias Grenzer, esteve no seminário diocesano de Santo Amaro, palestrando aos seminaristas sobre o livro dos salmos. Sua exposição abordou exegeticamente o Salmo 23, mergulhando profundamente neste salmo que o professor Matthias afirmou ser extremamente eucarístico. “É um salmo a ser rezado após a comunhão” – afirmou.

O estudo percorreu cada versículo do salmo extraindo suas riquezas. Viu-se que o salmo está dividido em duas partes: a primeira que trabalha a imagem de Deus como o Pastor – aquele que oferece alimentação e descanso, que traz alento, que guia por caminhos de justiça; a segunda parte que traz a imagem de Deus como o boníssimo Anfitrião, que prepara uma mesa, unge a cabeça de seu convidado, e tudo oferece em abundância.

Com um conhecimento muito profundo e uma explicação detalhada, [o professor Matthias] nos leva a refletir e compreender a dimensão espiritual e literal do salmo, ajudando-nos a rezar com eles como Jesus o fazia” – assim se expressou o Propedêuta do PIME, Paulo Vitor.

O seminarista Harrison Parizoto, que cursa o 2º ano de Filosofia também demonstrou a sua satisfação com as seguintes palavras: “Como disse o Doutor Matthias, os salmos são as orações dos injustiçados. Eles nos trazem alento, e por isso é tão importante estuda-los”.

Também acompanharam o encontro o Padre Reitor João Batista, e o Padre Ancelmo Dantas, promotor vocacional da Diocese de Santo Amaro.

“Qual a importância dos salmos na formação do presbítero e qual a aplicação disso na vida pastoral?” – assim questionado, Padre Ancelmo Dantas afirmou: “Como o professor [Matthias] nos falou a pouco instante, pensar a literatura dos salmos é lembrar, é fazer memória que Jesus constantemente, nos seus encontros no Novo Testamento, recita os salmos. Depois, na vida pastoral da Igreja, a Igreja quer, a Igreja aconselha, de algum modo a Igreja usa o imperativo para que todos os dias, o vocacionado e sobretudo os ordenados e consagrados, rezem os salmos. Nos salmos nós encontramos um pouco sobre Deus, um pouco sobre o homem, um pouco sobre a vida. Por isso, eu acredito ser de imensa importância a formação que nós estamos tendo aqui nesta manhã entre os nossos seminaristas de filosofia, teologia e também do propedêutico”.

Que a récita dos salmos e a meditação dos mesmos esteja na vida dos nossos vocacionados e seminaristas, e na vida de todo o povo de Deus, à imitação de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *