Artesanato Costa abre as portas de sua fábrica para receber os seminaristas da Diocese de Santo Amaro, Abade.

O Artesanato Costa recebeu cordialmente os seminaristas diocesanos em sua fábrica, na última terça-feira (8), para uma visita monitorada, ocasião na qual puderam enriquecer-se com a carga cultural, histórica e religiosa que trazem as imagens sacras.

A empresa é uma das mais renomadas do ramo, atuando no mercado desde 1962. Tem, hoje, um acervo com mais de 2000 peças de estátuas sagradas que podem ser produzidas em grande ou pequena escala, de tamanhos variados. O Artesanato oferece diversos serviços nesta área, bem como a modelagem de peças novas, a reprodução de peças já existentes, e ainda o restauro de antiguidades de valor histórico – já passaram pelos cuidados do Artesanato Costa imagens como Nossa Senhora de Nazaré (Belém – PA), e o Divino Pai Eterno (Trindade – GO).

Esta visita fora conduzida pela D. Áurea, diretora e proprietária da empresa, que introduziu os seminaristas com uma exposição que abordou a história das imagens sacras no Brasil desde 1500 até os nossos dias; explicou, ainda, um pouco do processo de confecção de uma imagem e também como se tratam as imagens antigas de alto valor histórico; apresentou-lhes diversos materiais utilizados nesses processos e, por coroamento do encontro, deu-lhes a oportunidade de ver na produção o passo a passo do processo, desde a peça na forma, até os acabamentos finais.

A nossa cultura religiosa foi desenvolvida em torno da devoção aos santos. As cidades da América portuguesa foram construídas em torno de capelas inicialmente. Conhecer isso significa conhecer a nossa história, a nossa raiz, o nosso DNA, e conhecer isso permite respeitar e acolher a devoção popular. Isso é fundamental para os Padres que vão assumir igrejas, paróquias, um acervo, um patrimônio, que eles vão ter que cuidar” – afirmou a D. Áurea acerca da importância do encontro deste dia.

Toda a equipe de colaboradores fora muito receptiva e acolhedora, proporcionando aos seminaristas uma experiência marcante, que lhes deu a ocasião de uma mudança de perspectiva ao olhar uma imagem sagrada: elas são resultado da nossa cultura, e ainda hoje, a devoção dos santos pelas imagens continua nas veias do povo brasileiro – como dito na exposição.

Trabalhar com imagens católicas é mais que nosso ofício, é nosso apostolado” – assim diz o lema da empresa, e o seminário diocesano deseja que esse apostolado seja muito frutuoso para cada um envolvido nesse trabalho. Agradecemos imensamente o Artesanato Costa na pessoa da D. Áurea, e desejamos a ela e a todos os membros dessa bela equipe as mais copiosas bênçãos dos céus. Que o vosso trabalho continue, com maestria, fazendo ponte entre o humano e o sagrado.

Você que deseja entrar em contato com o Artesanato Costa pode ligar para (11) 5670-5600 ou acessar o site artesanatocosta.com.br

Redação: Seminarista Lucas Alves


Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *