Seminário Diocesano celebra a Solenidade de São José

O Seminário Diocesano celebrou a Solenidade de São José nesta segunda-feira (20). Celebrar o patrono da Igreja, o castíssimo esposo da Santa Virgem Maria, pai nutrício do Menino Deus, assume um valor todo especial, particularmente para os que se preparam para o Sacerdócio.

São José, homem humilde e silencioso, qualificado pelo evangelista como homem justo, é exemplo de confiança em Deus, de perseverança, obediência, pureza de corpo e coração… “Toda a vida de São José foi um ato constante de fé e obediência”, afirma o Pe. Gabriel de S. Maria Madalena, OCD.

Todo sacerdote, chamado a desposar a Igreja e a viver o celibato pela causa do Reino, chamado a cuidar das coisas do Senhor, deixando os próprios sonhos para sonhar os sonhos de Deus, tem em José de Nazaré, um grande exemplo. Mesmo sendo pecador, não faltou qualidade alguma em José, que soube cumprir admiravelmente a missão que Deus lhe confiou. O vocacionado necessita da mesma disposição que teve José, de intenso amor e força de vontade para cuidar da casa de Deus e de Seu povo.

Que nossos seminaristas aprendam de tão excelso amigo e protetor, a ouvirem a voz divina, perceberem os sinais dos céus, engajarem-se na construção do Reino, no anúncio e na vivência do Evangelho, e sobretudo, a serem fiéis e perseverantes até o fim, para que, como São José, alcancem também a Glória do Céu.

Não desprezeis as nossas súplicas pai adotivo do redentor, puríssimo esposo da Virgem Maria, mas dignai-vos acolhê-las piedosamente. Amém.

Redação: Lucas Alves, Seminarista da Teologia


Fotos: Henrique Gonçalves, Seminarista da Teologia

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *