Ordenação Diaconal na Diocese de Santo Amaro

Para a glória de Deus e serviço da Igreja, foram ordenados 5 novos diáconos na igreja particular de Santo Amaro. A Santa Missa de Ordenação Diaconal aconteceu na Solenidade da Anunciação do Senhor, no dia 25/03, iniciando-se às 9h30 na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Gabriel Pawlik e Thiago Zillesg, seculares; Frei Flávio, CMES; Ir. Agostinho, FMDJ; Frater José Maria,FJS foram ordenados por Dom José Negri, bispo diocesano, nesta Missa Solene que contou também com a presença de Dom Fernando, bispo emérito de Santo Amaro, Padres, seminaristas, religiosos e o povo de Deus reunido por ocasião tão feliz.

A palavra “Diácono” tem sua origem no grego διάκονία (diakonía), que significa serviço, ofício, ministério. Foram impostas as mãos sobre os diáconos “não para o sacerdócio, mas para o ministério. Fortalecidos com a graça sacramental, servem ao Povo de Deus, em união com o Bispo e o seu presbitério, no ministério da liturgia, da palavra e da caridade”. (Const. dogmática sobre a Igreja, Lumen Gentium, do Conc. Vat. II, n. 28).

Em sua homilia, D. José destacou três pontos que dizem respeito ao modo de ser dos Diáconos: “Humildade é a virtude própria do Diácono […] que se coloca ao lado do padre e do bispo, com a delicadeza de acompanhar de perto o mistério eucarístico que acontece no altar. Celibato […] extraordinário estado de vida, de serviço à Igreja e à humanidade. E Espírito de Oração.

E dirigindo-se a eles disse: “[…] a vida de vocês era como uma peça de um grande mosaico. Há tempos o céu esperava pelo SIM de vocês, como esperou pelo SIM de Maria […] o SIM, que hoje vocês pronunciam, coloca-os na lista daqueles que agradaram a Deus por terem oferecido a sua vida para serem servos do Senhor e que, como Maria, são exemplos de fidelidade a Deus e à sua Igreja.

Louvamos a Deus pelo dom da vida e da vocação desses cinco. Que eles possam, auxiliados pela divina sabedoria, santificar-se e levar o povo de Deus à santidade de vida com o seu serviço.

Redação Lucas Alves, Seminarista da Teologia


Fotos Matheus Lopes

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *