Formação Humano-Afetiva no Seminário Diocesano São João Maria Vianney

Na tarde do dia 31/03, os seminaristas da nossa diocese receberam o Padre Benedito Carlos, que auxilia na formação dos novos presbíteros na área humano-afetiva. Formado em Psicologia (e também em outras áreas, como Direito Canônico), o Padre Benedito realiza encontros mensais com os seminaristas, com o objetivo de dar uma base humana sólida para aqueles que, um dia, cuidarão do povo de Deus.

A Santa Igreja, na Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis, de João Paulo II, indica “diversas dimensões da formação humana, intelectual, espiritual e pastoral” (PVD, 42) pelas quais os sacerdotes devem passar, seja na formação inicial (seminário), como também na formação permanente (depois da ordenação).

“Não só para uma justa e indispensável maturação e realização de si mesmo, mas também com vista ao ministério, os futuros presbíteros devem cultivar uma série de qualidades humanas necessárias à construção de personalidades equilibradas, fortes e livres, capazes de comportar o peso das responsabilidades pastorais” (PVD, 43). Neste viés, a psicologia faz-se relevante instrumento, a serviço da Igreja.

Que Deus abençoe a caminhada vocacional dos nossos seminaristas, os “santifiquem totalmente, […] espírito, alma, corpo” (1Ts 5, 23). Conceda-nos o Santo Espírito, sempre contarmos com presbíteros íntegros. Que Ele sustente a Santa Igreja, até o dia em que vier o Cristo em sua glória.

Lucas Alves, Seminarista da Teologia


Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *