III Congresso Missionário de Seminaristas do Regional Sul 1 da CNBB

Na última semana os Seminaristas Fabrício Mendonça, Diego Domiciano e Igor Vinicius participaram do III Congresso Missionário de Seminaristas do Regional Sul 1 da CNBB promovido pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) e motivado pelo tema “Presbíteros Missionários com Maria, fazendo o que ele nos disser”, o evento reuniu nos dias 30 de junho a 4 de julho, no Seminário Missionário Bom Jesus, em Aparecida (SP), os seminaristas das diversas dioceses do estado de São Paulo.

Dentre os congressistas convidados estava o Padre Jaime Luiz Gusberti, Dom João Inácio – Bispo de Lorena, Padre Everton Aparecido, Padre Tarcísio Mesquita, Padre Gianpietro Carraro, Dom Orlando Brandis – Arcebispo de Aparecida, Sr. Edson Galvão, Padre Adalberto Vanzela, Frei André Boccato, Irmã Maria Inês. As reflexões giraram em torno da importância da missão, ressaltando a necessidade da espiritualidade do missionário, das dificuldades que a pastoral urbana encontra na missão, bem como a identidade do missionário que é construída em comunhão. Dom Orlando Brandis, ressaltou que a profundidade de uma vocação missionária está no esvaziamento de si. 

O congresso contou ainda com a presença ilustre do Padre Antonio Maria, que presidiu a celebração Eucarística no sábado. No domingo, Solenidade de São Pedro e São Paulo os seminaristas participaram da missa no Santuário Nacional de Aparecida.

Visto que o Congresso quer ultrapassar a realidade teórica do ser missionário, houve também um dia destinado a missão, onde nossos seminaristas divididos nas três paróquia de Aparecida visitaram as ruas do território paroquial para rezar com as famílias e conhecer a realidade e os dilemas do povo de Deus.  Ao término do congresso elegeu-se os novos membros da comissão organizadora, e estabeleceu-se a sede do  IV Congresso Missionário de Seminaristas do regional Sul 1 da CNBB na diocese de Mogi das Cruzes.


Confira alguns dos momentos do III Congresso Missionário de Seminaristas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *