40ª Assembléia Vocacional do Regional Sul 1 da CNBB

Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro o Padre Ancelmo Dantas, e o Seminarista Fabrício Mendonça marcaram presença na 40ª Assembleia Vocacional do Regional Sul I da CNBB, organizada pela comissão regional do Serviço de Animação Vocacional / Pastoral Vocacional. Este encontro realizou-se no Seminário Santo Antônio no alto da serra de São Pedro.

Nesta assembleia contamos com a presença de Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto e Bispo Referencial da PV/SAV do Regional Sul I, além de toda a comissão organizadora, padres, seminaristas, religiosos e leigos. A Assessoria foi realizada pelo Padre Ângelo Mezzari, rcj, da Diocese de Bauru.

O objetivo da Assembleia é ser um momento de estudo e reflexão de temáticas ligadas à Teologia e Eclesiologia das Vocações; ser um espaço de oração, convivência e de troca de experiências no campo da atividade da pastoral vocacional.

Este ano a Assembleia celebrou o Jubileu de Rubi, os 40 anos de existência, onde tivemos a ocasião de rememorar as ilustres figuras que nesta trajetória puderam ajudar na estruturação deste projeto vocacional. O tema proposto foi a PV / SAV no Regional Sul I: Passado, Presente e Perspectivas para o Futuro. Dentro desta temática abordou-se questões ligadas à Cultura Vocacional, pistas para uma Pastoral Vocacional paroquial e diocesana, Cultura Juvenil Vocacional, dentre outros temas.

Dentro da dinâmica do encontro, as orações, em especial a Celebração da Santa Missa, foi o epicentro. Além disso diversos foram os momentos de partilha entre os sub-regionais, bem como a estruturação de um projeto que servirá de base para futuros encontros.

Que possamos criar uma Cultura Vocacional e assim reconhecermos que falar de vocação é falar não só de um chamado, mas também de uma resposta.


 

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *